Regresso às raízes – pesca às carpas! – por Cláudio Morais

Olá e bem-vindos a mais um relato! Desta vez não é um relato de sargos, robalos ou sequer trutas mas sim um relato de pesca à inglesa, às carpas!

Para quem não conhece, é uma técnica muito usada em competição, bastante simples e divertida! Por várias razões acabei por nunca conseguir dominar e treinar mais durante os tempos em que fazia competição federada na minha juventude. Mas o bichinho sempre andou por cá, adormecido…

Depois de remexer no material de pesca de competição que estava arrumado na garagem, memórias e sensações antigas vieram à tona impulsionando-me para que juntamente com a minha mais-que-tudo planeássemos um dia diferente, dedicado a este tipo de pesca na Quinta da Boavista.

Tudo preparado na véspera, cedinho rumamos estrada fora em direção à Quinta. O primeiro contratempo foi termos ido parar à entrada errada, pois a Quinta tem um local de hospedagem, mas a pista de pesca fica na outra ponta, por outra entrada 🙂

Depois de entrarmos, o segundo contratempo: nesse mesmo dia à tarde iria decorrer uma prova federada. Mal olhei para o chão e vi os papeis com as marcações dos pesqueiros com a data desse mesmo dia deitei as mãos ao ar a pensar no que fazer. Felizmente ainda havia um cantinho com alguns pesqueiros e acabamos por nos ajeitar por ali.

Dois estarolas à procura das carpas 🙂

A logística necessária para preparar o pesqueiro ia-me tornando cada vez mais nostálgico, e enquanto ia preparando tudo ia recordando e partilhando experiencias antigas, velhas aprendizagens e momentos (bons e maus).

Ready…. Set…. Go!

Depois de tudo pronto, hora de fazermos uns lances a ver se as carpas estavam colaborantes. Terão passado talvez 15min quando a minha boia afunda e o carreto começa a desbobinar linha… Vamos lá à luta!

Uma boa carpa do outro lado puxava por mim, como que a testar-me, a ver se ainda sabia como se faz. Dedo no carreto para controlar a saída de fio, eu ia conquistando alguns metros e cansando o meu primeiro oponente do dia. Cana ao alto, camaroeiro na outra mão e dentro de água…. Já está!

Primeira captura do dia, uma bela carpa!

Primeira captura do dia e eu não podia estar mais feliz! «Afinal, ainda sabes umas coisinhas» pensei eu…

Primeira carpa à inglesa, após tanto tempo sabe bem!

Continuamos a pesca, pouco depois foi a vez de a Joana tirar umas carpinhas mais pequenas mas com a mesma emoção e alegria!

A manhã foi avançando com uns toques aqui e ali, mas o peixe estava complicado de enganar, talvez por estar o tempo em constante mudança (ora nublado e vento, ora sol sem vento, depois com vento novamente…).

Depois de uma pequena pausa para repor energias durante o almoço, as carpas também parecem ter voltado em força e foi quando voltaram a aparecer carpas lutadoras!

Uma delas acabou por ganhar o duelo e infelizmente conseguiu partir-me o fio, levando com ela uma boia… Burrice minha, por ter demasiada confiança e apertar com ela quando não o devia ter feito.

Enquanto lutava com a carpa

Os peixes iam saindo com algum espaçamento, até começar a prova e aí a coisa abrandou novamente. Uns toques aqui e ali, foi dando para passar uma excelente tarde, com boa companhia e momentos para mais tarde recordar 🙂

Mais uma bela captura!

Com o sol a começar a desaparecer, foi hora de recolher tudo e dar por terminada a pesca. Não contei nem pesei, mas foi uma bela pescaria para tirar a ferrugem e passar um belo dia 🙂

O resultado de um dia às carpas 🙂

Obviamente, no final foram todos os peixes devolvidos para podermos um dia lá voltar e encontrar umas carpas mais gordinhas!

Espero que tenham gostado deste relato diferente do registo habitual neste blog, mas certamente já perceberam que por aqui não se pratica um só tipo de pesca, mas sim vários tipos e todos com a mesma paixão, seja água doce ou salgada!

Até à próxima… E preparem-se pois vem aí um GRANDE relato 😉

 


Deja una respuesta

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Puedes usar estos HTML etiquetas y atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

soporte@donpesca.com
Generated by Feedzy