A TILÁPIA DE MOÇAMBIQUE – Oreochromis mossambicus (Peters, 1852) – por Jorge Lopes "Pely"

FAMILÍA: ciclídeos

LONGEVIDADE: 11 anos.

PROFUNDIDADE: 10 metros.

COMPRIMENTO:  40 cêntimetros.

PESO:  1 quilogramo.

DISTRIBUIÇÃO: América Central, sul do Caribe, sul da América do Norte e sueste Asiático.BIOLOGIA: A tilápia é um peixe bastante conhecido se falamos de términos alimenticios. Já que a seu crescimento acelerado, a alta tolerância a doenças, a carne branca de excelente qualidade e a grande capacidade de adaptação, a práticamente todos os tipos de água faz deste peixe o expôente ideal para a criação. A tilápia pode viver prefeitamente, tanto em água doce como salgada. A sua resistência a baixos niveis de oxigéneo faz de ela um dos peixes mais resistentes do mundo. Embora tenha origem africano, hoje em dia a população das tilápias pode-se considerar global!! Dentro do género Oreochromis existem várias espécies dependendo do continente. Aquela sobre a qual trataremos neste artículo é a Oreochromis mossambicus, originária de Moçambique e conhecida por muitos como tilápia de Moçambique, pode alcançar a longitude de 40 cêntimetros e 3 quilogramos de peso. A taxa de natalidade da tilápia é das mais altas, no que se refere a àgua doce. Uma fêmea com apenas 25 cêntimetros têm a capacidade de pôr mais de 1.700 ovos!! Embora seja uma espécie originária do rio Zambeze e Limpopo foi introduzida em Venezuela e vive nos cursos de água deste pais desde 1959!! Em Colômbia também existe uma população enorme em vários cursos de àgua.MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à bóia, à mosca, spinning.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 3.110 quilogramos e foi capturada na barragem de Loskop na Àfrica do Sul. No dia 4 de Abril de 2003 por Eugene Kruger.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIGOS


Deja una respuesta

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados *

Puedes usar estos HTML etiquetas y atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

soporte@donpesca.com
Generated by Feedzy